Conheça mais sobre Michel Odent

O parteiro
20/01/2015

Michel Odent é um cirurgião e obstetra,  internacionalmente conhecido por ter introduzido em 1960, quando foi chefe do departamento de ginecologia, a banheira para o trabalho de parto, em um quarto semelhante a um ambiente doméstico.

“Odent é considerado um pioneiro em seu campo, e um cientista rigoroso que estudou e observou durante décadas  a fisiologia do parto, fazendo analogia entre o cérebro humano e outros mamíferos” – informa seu currículo oficial.

Em Londres, criou o "Centro de Investigação em Saúde Primal", um banco de dados de livre acesso ao público, que recolhe estudos científicos (randomizados e controlados) e epidemiológicos, que analisam as correlações entre o que foi vivido durante o período primal (gravidez, parto, primeiro ano de vida) e a saúde física e mental na idade adulta. Dois de seus livros foram impressos no Brasil: A Cientificação do Amor (Editora Terceira Margem) e Água e Sexualidade (Editora Siciliano).

Michel Odent dirigiu a Conferência Internacional sobre Nascimento e Primal Health que, sob os seus auspícios, se constituiu em um verdadeiro marco para a pesquisa médica. Foi realizado pela primeira vez em Las Palmas de Gran Canaria, em  fevereiro 2010.

 Dr. Michael Stark é o cirurgião alemão a quem devemos as inovações técnicas que fizeram a operação cesariana rápida e segura; daí a sua rápida difusão nos últimos anos. Ele pronunciou publicamente um "mea culpa". Segundo o currículo oficial, de onde foram retiradas as informações supracitadas, agora colabora em estreita colaboração com Michel Odent. Coube a ele fazer um apelo aos profissionais médicos reconsiderar as condições em que o nascimento ocorre no hospital para que, graças ao respeito da fisiologia, a operação cesariana, mais uma vez seja limitada a casos de emergência.

Esta informação vem a tempo, num momento em que se discute a redução das cesáreas eletivas e se estimula o parto normal na rede privada, por meio de resoluções da Agência Nacional de Saúde – ANS.

 

Outras Notícias