Núcleo Bem Nascer finaliza 'Curso de Preparação para o Parto Humanizado'. Retorna em agosto.

11/06/2015
O Curso de Preparação para o parto natural volta em agosto.

Com auditório lotado, o Núcleo Bem Nascer encerrou nesta quarta feira, dia 10 de junho, a quarta edição do ‘Curso de Preparação para o Parto Humanizado’, realizado em quatro edições a cada semestre, na Associação Médica de Minas Gerais. Nesta edição, participaram: a psicóloga Renata Duailibi, que falou sobre ‘Psicologia da Gestação’ , a obstetra, Dra. Avelina Sanches que abordou os ‘Cuidados no Pós-Parto’ e o obstetra Dr. Sandro Ribeiro, que deu valiosas dicas sobre ‘Aleitamento Materno’. Às seis em meia aconteceu a Roda de Conversa, coordenada pela doula Avelina Sanches e a jornalista Cleise Soares. Os casais presentes de apresentaram;

Como nas edições anteriores, o Curso contou com um depoimento de parto. Carla Sofia Viana relatou suas duas experiências de parto: o nascimento de Heitor em um parto tradicional e o de Arthur, em um parto natural assistido por Dra. Avelina Sanches. “No primeiro não senti o parto. No segundo foi diferente. O parto é lindo. É coisa da natureza. Fortalece-nos como mulher. Vale à pena, é maravilhoso e a recuperação é fantástica. No outro dia estava super bem.  É um presente”. Aconselhou as mães presentes: “se tiverem oportunidade de vivenciarem este momento e o instinto, você está pronta para tudo, afirmou. (Carla Sofia Viana, na foto ao lado)

A psicóloga Renata Duailibi disse que “a gravidez é única. Cada criança tem uma história própria. Cada criança traz um sentido”. Explicou que “a gravidez é um evento de ‘crise’ o que na Psicologia não é considerado  ruim. É um período de mudança, sai de um estado de mulher para um estado de mãe. O corpo e o psiquismo estão se reestruturando dentro da gravidez. É preciso abrir espaço para uma nova mãe, mesmo com uma gravidez anterior”. (Renata Duailibi na foto à direita).

Dra. Avelina Sanches, em sua palestra sobre ‘Cuidados no Pós-parto’,  alertou: “bebê não vem com manual de instrução . Nos primeiros dias surge muito medo, insegurança, noites sem dormir, rotina cansativa. Peço que tenham muita calma, tolerância e paciência. Como mãe, sei que sempre aprendemos com a própria criança.  Fique serena, escute a voz do coração, sinta os instintos e identifique pessoas próximas que possam te ajudar nestes primeiros dias”.

                                                   (Dra. Avelina Sanches, na foto abaixo).

Dr. Sandro Ribeiro aprofundou as questões da amamentação.  Apontou as vantagens do aleitamento para a mulher, entre elas,  “o retorno mais rápido do corpo da mulher, com redução da gordura. Depois que o bebê acostuma com a pega, vem um estágio de êxtase, a mulher sente um prazer enorme”. Garantiu: “criança que mama cresce mais tranquila”. Para preparação do seio, recomendou dez minutos de banho de sol por dia.

O ‘Curso de Preparação para o Parto Humanizado’ retorna em agosto com outras quatro edições. 

Aguardem a cobertura completa da palestra. 

Outras Notícias