Após o nascimento do bebê, só as mães sabem o quanto é difícil reajustar a rotina. O retorno à prática de uma atividade física também está dentro desse desafio. Pensando nisso, o Baby Pilates surgiu para reinserir as mamães no cuidado com o corpo e saúde, e ao mesmo tempo estarem perto do seu bebê.
Para as mães, o Baby Pilates possibilita o reforço muscular global utilizando o método pilates, fortalecimento do períneo e musculatura abdominal, melhora da postura e flexibilidade, ajudando assim a retomar a boa forma física no pós-parto. Para os bebês, a aula é um momento de descontração, interação com outros bebês e oportunidade de serem estimulados de acordo com a sua faixa etária para o desenvolvimento psicomotor. Além disso, a aula promove um momento de relaxamento para ambos.
Um dos príncipais objetivos das aulas, aliados a todos os beneficios já citados, é aumentar o vínculo mãe e filho. A mãe pode dar início às aulas assim que o bebê termina o ciclo das primeiras vacinas, sendo possível realizá-las até os 10 meses de vida do bebê. Vale lembrar que a mãe fica livre para interromper a aula sempre que necessário (amamentar, bebê irritado, etc).
O Baby Pilates é realizado por meio de exercícios no solo ou nos aparelhos de Pilates. Na Clínica Sabrina Baracho Fisioterapia, as aulas são conduzidas por profissionais fisioterapeutas especializadas.