Relatos de parto
Laura
Com 34 semanas tivemos a notícia que nenhuma mãe, que está preparada ou se preparando para um parto natural, quer ouvir: "Ela esta sentada!"
Sim, pélvica incompleta (de nádegas). Bumbum encaixando na minha bacia com as pernas para cima, (pq se elas ainda estivessem flexionadas, eu, como toda taurina, ainda tinha um pingo de esperança de ter uma flexão e rotação), mas a conversa e mensagem do meu médico pedindo para trabalhar a cesárea era bem clara.
Foi um dia de frustração (confesso!), difícil idealizar algo tão natural e sair fora dos planos, (ainda mais pra mim, extremamente metódica). Laurinha chegou chegando, bagunçando e rabiscando minha agenda tooooda planejada em cores e tópicos dégradé!!!!
Ainda 34 semanas: fizemos o US de rotina, após a consulta da notícia pelvica... Mais uma bomba: oligodromnio!
Minha gravidez foi tranquila, sem enjoos, sono, inchaço e agora, em menos de 24hs, quanta notícia "louca"!! Dr. Renato pede para eu ir ao consultório dele no primeiro horário para pegar pedido de novo US e indica aplicação de injeção para maturar o pulmão, "ela pode nascer (ou precisar nascer) a qualquer momento e ainda é muito prematura!!"
35 semanas: tomei as doses necessárias e fizemos US, o líquido baixou ainda mais!!! "Tereza, vamos marcar para semana que vem! Dá para esperar, pois os outros parâmetros estão bons e, assim, é melhor para agir o corticoide (injeção do pulmão)." Ok, cesárea marcada (terror!) para 10/11. Família preparada e eu preocupada! O parto natural já tinha ido embora, a cesárea intra parto (que se entra em trabalho de parto naturalmente) foi saindo dos planos em razão do líquido amniótico, que não podia baixar e baixou... Enfim, esqueci de vez a frustração e veio mesmo a preocupação! Entreguei pra Deus e seja o que for, queremos que ela venha bem e com saúde!!
"Aproveitei" da "data marcada" e fiz barba, cabelo e bigode!!! Estava pronta...
36 semanas: Na consulta e US do dia 09: surpriseeee!!! Líquido subiu para o limite mínimo e todos os parâmetros estavam ok! Laura ganhando as 200g semanais e com bem estar fetal incrível! O que decidimos: Vamos esperar semana que vem, assim completamos o 8° mês e entramos na 37ª semana! Que felicidade!!!
SaÍ da consulta feliz, ganhamos mais uma semana!! Ufa!!! E com esse líquido estabilizado, a cesarea intra parto poderia começar a entrar em cena!!!
Na sexta fui ao Centro de Terapias Integrativas do Hospital Sofia Fieldman fazer as terapias para relaxar um pouco. Mais tarde, fui ao Pátio Savassi comprar o presente de aniversário da minha irmã e ao voltar do shopping, senti uma dor na barriga, parecia ar preso, uma cólica pontual. Ok! O resto do dia fiquei de repouso... Dormi umas 23hs e acordei as 02:20hs de sábado (12) com um líquido em minha cama, pouquíssima quantidade, mas, ao ir ao banheiro, percebi que saiu o tampão mucoso. Em seguida vieram umas cólicas... Não imaginava que estava entrando em trabalho de parto, então mandei uma mensagem para o Dr Renato (que estava viajando) e para a Dra Avelina, ela me respondeu e disse para eu ligar pra ele... Não queria incomoda-lo, não era nada!!
Ele pediu para observar... As 04:40hs eu mandei outra msg relatando as cólicas e havia cronometrado e estavam vindo ritmadas de 8 em 8 min com duração de 1 minuto. Ele me respondeu pedindo para eu ir à Maternidade Santa Fé que a Dra Avelina me encontraria la.
Tomei meu banho e, com calma, fomos à maternidade, chegamos umas 06:30hs. Dra Avelina me avaliou: "Bolsa rota, colo fino e 3cm de dilatação", daí eu perguntei pra ela: "Então é hoje?!" E ela foi bem linda e objetiva: "Sim, é hoje!" Chorei, chorei e chorei... Eu não acreditava... Entrei em trabalho de parto e a Laurinha está chegando! E em um dia lindo!!!! Quem me conhece sabe que sou 'psicopata' por números e ela escolheu dia 12, que, além de ser lindo, é o dia de umas das mulheres mais sensacionais da minha vida, minha melhor amiga e Irmãe Luiza, madrinha da Laura!!! (Lembra q mencionei q tinha ido no Pátio comprar presente dela?!). Quanta alegria!! Imediatamente liguei pra ela e foi só chororô!!!
Subi pro quarto e tomei o antibiótico, pois tenho estrepto positivo... Isso aconteceu, mais ou menos às 07hs e ele precisava agir por 4hs. Então, marcamos a sala mineirinho do bloco cirúrgico para as 11hs e avisamos a família para todos irem e assistirem.
As contrações foram intensificando e as dores aumentando... Eu não podia andar, tomar banho de água quente, nem tomar anestesia pois poderia acelerar o trabalho de parto e precisávamos esperar o antibiótico agir... E eu sentindo as contrações deitada, quietinha!! Uh! Quanta "dor", mas eu não podia reclamar daquilo, estava vivendo um sonho... Idealizei tudo isso! O processo fisiológico estava acontecendo!! Eu rezava e agradecia!!! Por volta de 08:20hs minha mãe apavorou e disse que as contrações estavam muito rapidas (e era verdade)! Dra. Avelina, então, me examinou: 7cm de dilatação! "Vamos subir pro bloco, cesarea de emergência!"
Imediatamente me subiram! Apavorei um pouco, ela não podia nascer natural, estava de nádegas e ainda tinha o antibiótico!!! Corre!!! Cheguei ao bloco cirúrgico e as contrações não terminaram, parecia que vinham de 10 em 10 segundos com duração de 5min, ou seja, constante! (Rsrs) e minha vontade de fazer força estava acontecendo... Que desespero!! O anestesista apareceu e, logo em seguida, chegaram o Filipe, a Dra Avelina, a Dra Alessandra e a Pediatra. Enquanto iniciavam os procedimentos, eu chutei o peso e hora (08:58 e 2820kg - sim, tudo número par! Rsrsrs)
Pimba! Laura nasceu às 8:58 horas, porém errei feio no peso (2530kg)! Ela logo veio para meu colo, a tão sonhada hora de ouro estava acontecendo e a equipe médica (sensacional) nos deixou à vontade... Luz baixa (na medida do possível) e música de fundo!!! Estava sim em um bloco cirúrgico, e pode acreditar, ainda bem que essa cirurgia maravilhosa existe, pois a Laura estava comigo!!! Tive um parto extremamente respeitoso, mais humanizado impossível, porém com intervenções necessárias... Nascemos dia 12 de novembro, vivenciando um sonho!! Sim, um sonho com cenário cesárea (tão excluída por nós que idealizamos o natural). Agradeço a Deus diariamente por me permitir viver tudo isso e me mostrar que, mesmo fora dos nossos planos, há cenários maravilhosos a serem vivenciados. Temos que parar de julgar e viver... Existem sempre dois lados da moeda!
Obrigada, também, ao Dr Renato, Dra Avelina, Dra Alessandra e toda à equipe do Núcleo Bem Nascer, pelo enorme profissionalismo e ainda permitindo o parto extremamente respeitoso. Sou imensamente grata tbm ao meu marido, Filipe, que me apoiou e acreditou nas minhas escolhas, ficando ao meu lado o tempo todo. E ao nosso Deus, não tenho palavras...