Relatos de parto

LUCA

Ana Laís & Arthur
Parto Humanizado; Parto Respeitoso; Parto NBN; Bem-Nascido; Parto na penumbra; BIRTH; Parto na água; Parto na banheira

Relato de parto da parturiente ANA LAÍS DE ALMEIDA 

                                                                                         Luca – 16/10/2023

Eu e Arthur fomos para BH no dia 18 de setembro esperar o nascimento do nosso Luca, eu estava com 37 semanas de gestação. Durante aquele mês, o mais quente da história, procurei me animar e passear, ir a lugares que há muito tempo queria e sempre deixava pra depois e rever os amigos de faculdade. Também fui à exposições, maratonei Friends, fiz muitas caminhadas, sessões de yoga e comi muitas e muitas tâmaras. Toda espera é uma incógnita, o que testou a paciência de uma pessoa ansiosa rs. Quando foi chegando no final, depois de quase um mês, a espera parecia ser quase infinita. 
Dia 15 de outubro, no domingo, a ansiedade já era muita, porque na segunda-feira, dia 16, eu entraria na 41a semana de gestação. Naquela semana anterior, o Luca já havia dado alguns sinais de que queria vir ao mundo. Eu e o doutor Sandro conversamos e nos encontramos durante três dias naquela semana para um descolamento de membrana e nada do mocinho vir. Ele estava mesmo gostando da casinha que eu fiz pra ele. 


No domingo dia 15, saímos para um condomínio próximo de BH para espairecer um pouco a cabeça, curtir um domingo mais próximo da natureza com meu noivo e a família dele. Naquele domingo me senti mais acuada, mais introspectiva que o comum. Lembro que quando a noite estava se aproximando, minha sogra me disse “fica tranquila, eu acho que sua bolsa vai estourar”. 
Por volta de 18:50, depois de uma partida de pingue-pongue quando fui voltar para dentro da casa, minha bolsa rompeu. Comecei a gritar meu noivo e sua família também já correu pra perto de mim. Todos ficaram muito animados e me abraçaram. Foi misto de sentimentos de felicidade e de medo. A hora tão tão esperada estava chegando!
Corri para um banho rápido e nele eu já comecei a sentir as contrações ficarem mais fortes. Meu noivo ligou para Dr Sandro e Mirian e logo já saímos para o Neocenter. 
Chegando no Neocenter, a Mirian já estava me esperando na porta. Logo que sai do carro já senti uma contração forte. Entrei no Neocenter por volta de 19:30. O Dr Sandro me examinou e eu estava com 6 cm de dilatação. Fiquei bem animada com a notícia. Logo já subimos para o quarto e fui para a bola no chuveiro, já sentindo bastante as contrações. Os momentos que se seguiram parecem ter sido ao mesmo tempo rápido e devagar. As dimensões espaço e tempo se alteram de uma forma inimaginável. 


Quando eu escutei o Dr Sandro falando para encher a banheira fiquei bastante animada, porque sabia que já estava evoluindo para o final do trabalho de parto.
Tocava a playlist que eu escolhi com músicas do Jack Johnson e outras, que me remetem à tranquilidade e a calma, e é assim que eu queria que o meu filho viesse ao mundo - com músicas que falam desse bem viver. 
Durante o parto eu consegui aplicar muito do que eu aprendi com a prática de yoga e as sessões de fisioterapia. Certamente ter estudado sobre o parto e treinado corpo e mente me fizeram conseguir descansar entre as contrações e ter um parto mais tranquilo e consciente. As contrações foram aumentando e logo o Arthur entrou na banheira. Assim que ele entrou eu entendi que já estava se encaminhando para o final.
Eu fiquei sentada no joelho do Arthur e depois de algumas contrações e uma última grande força o Luca nasceu! Dia 16/10/2023 às 2:20 de dentro da água surgiu um bebezão grande, de olhos abertos e olhando para mim. Eu senti como se eu tivesse, naquele momento, nascido junto com ele. Eu o pegava no colo mas, ao mesmo tempo me pegava também. Aquilo era também o nascimento de uma mãe. Foi o momento mais feliz e mais poderoso da minha vida! 
A gente idealiza e fica se perguntando como será o parto. Para mim ele foi uma experiência que ultrapassou qualquer expectativa que eu poderia ter tido! Ao mesmo tempo em que ele foi dolorido, foi tranquilo, foi um furacão...foi mágico. 


Eu sou eternamente grata ao Sandro pelo carinho e pela dedicação ao cuidar tão bem de mim e do Luca durante a gestação e durante o trabalho de parto. E também a Mirian por estar comigo naquele momento tão importante e ser tão cuidadosa e delicada. 

Quando eu peguei o Luca no colo eu senti um amor maior por mim, pelo Arthur e pela vida como um todo. Um senso de grandeza, propósito e muita responsabilidade. 

Quando fomos para o quarto eu dizia muitas vezes para o Arthur, que o Luca tinha me ensinado a viver um dia de cada vez! Eu não queria mais ser tão imediatista e ansiosa. 
Saber esperar o tempo de uma vida nascer é um ato de profundo respeito. É assim que quero continuar vivendo minha vida - com mais presença e respeito.