Relatos de parto

Maria

Viviane & Henrique
Viviane

Com 40 semanas e 2 dias comecei a sentir algumas contrações de leve durante a noite. Acordei as 5h com contrações regulares, mas esperei pra ter certeza e acordar meu marido (que estava mais ansioso que eu...rs). As 6h acordei ele e ligamos para meu GO e para a equipe de EO. Minha irmã chegou primeiro na minha casa e em seguida a enfermeira Paula. As contrações seguiam tranquilas, ritmadas porém sem muita dor. Consegui comer um pouco nesse momento. Umas 11h as contrações ficaram mais intensas e com espaço menor entre elas. Estava com 4cm de dilatação. Tentei dormir, mas a dor estava forte. Então fui para o chuveiro. Não sei quanto tempo depois, as contrações não estavam dando intervalo quase nenhum entre elas, pedi para ir pro hospital, não aguentava mais a dor. O caminho foi insuportável. Chegamos no Neocenter umas 16h e ainda tivemos que aguardar 40 min por um quarto pois estavam todos cheios.

Já pedi pro meu médico analgesia, mas ele calmamente me pediu para tentar o chuveiro e a banheira antes, dizendo que iria me aliviar mto. Entramos no quarto e eu tentei tudo pra aliviar mas estava insuportável então pedi analgesia. O anestesista muito gracinha me explicou todo o procedimento, teve muita paciência pra colocar o cateter entre as contrações. Com efeito maravilhoso da anestesia pude dormir um pouco. Quando acordei a Nath estava ao meu lado, comi, fizemos acupuntura e recomeçamos os exercícios. Nessa hora fizemos uma ligação de vídeo para minha mãe e irmã verem o parto (elas assistiram até o final, acho q foram umas 7h).

 

O efeito da anestesia estava passando e eu estava com 9cm. Pedi mais uma dose. Com isso as contrações diminuíram e precisei de ocitocina para continuar o trabaho de parto. 

 

Então comecei a sentir vontade de fazer força. Mesmo com a anestesia eu sentia o momento certo. Foram mais de 5h de expulsivo. Pedi cesárea, fórceps, vácuo, chorei, me desesperei. Mas minha equipe maravilhosa não me deixou desistir dizendo que eu estava indo muito bem. Uma hora que estava bem desesperada e pedi cesárea a Nath me olhou e disse: Vivi, agora ela só sai por baixo, vc precisa decidir parir! Chorei de novo. Não estava aguentando mais fazer força. Mas foi o que fiz. Fiquei no banquinho e agachada nas contrações. Então o Janone sugeriu a maca sentada com pés apoiados e as mãos nas alavancas. E lá consegui fazer mtaaaa força. Ele com soro morno cuidando do períneo, meu marido desorientado filmando tudo e eu fazendo toda a força que conseguia. Assim algumas contrações depois pude sentir a cabecinha da Maria e o círculo de fogo. Mais uma contração e a cabeça dela saiu. Ufa! Demorei para ter outra contração então tive que fazer força para expulsar o corpinho sem contrair. E assim ela veio para meus braços! Melhor sensação desse mundo! Eu e minha filha! Conseguimos! Ela foi levada para aspirar pois engoliu um pouco de mecônio. E voltou pra mim e para a nossa golden hour, dividida com o papai também! 
Foram quase 23h de trabalho de parto. Maria nasceu as 3:29 do dia 1/8. Mamou assim que chegou ao meu peito. Nosso pós parto está sendo muito tranquilo e maravilhoso!

Agradeço sempre a equipe Bom Parto, especialmente a Nath, e ao meu Go Dr. Renato Janone por terem confiado em mim, no meu corpo, por não me deixarem desistir e por tanto respeito e carinho!