Dr. Sandro Ribeiro apresentou para as gestantes, no último dia 24 de setembro, à noite, na Associação Médica de Minas Gerais o Plano de Parto, recomendado em consultório pelos quatro integrantes do Núcleo Bem Nascer. “O Plano de Parto nada mais é que um roteiro de viagem. Vocês estão em posição de escolher. Atualmente, com a incorporação do parto dentro do hospital, o parto virou um pacote. A mulher perdeu a autonomia. Nossa proposta é reivindicar o processo como fisiológico. Vocês têm opção de tornar a experiência prazerosa.
“A informação é a chave do negócio. Tive um professor na faculdade que dizia a primeira coisa a fazer diante do cliente é informar. Hoje temos mais acesso a informação, no consultório, em palestras, rodas de conversa. O Plano de Parto e elaborado para dar informação e saber as possibilidades. De início, deve apontar caso tenha diabetes, cesárea prévia, hipertensão. Apresento as formas de alívio à dor, as não farmacológicas e as farmacológicas.
Métodos de alívio à dor
Dentre os métodos não farmacológicos de alívio á dor, Dr. Sandro Ribeiro apontou a acupuntura, a hipnose (usada em São Paulo) e a ação das doulas para focar a atenção, “ uma espécie de hipnose”. E também: a eletro-estimulação nervosa e subcutânea , a musicoterapia; compressas mornas nas costas diminuem estresse do processo. A ‘aquadural’, uma analogia com a peridural, enfatiza – segundo ele - os efeitos de diminuição da dor quando a mulher está na água durante o trabalho de parto. “Quando você toma banho, não se sente renovada? A água tem este efeito, tanto a imersão (na banheira) como a aspersão (no chuveiro) tem resultados semelhantes”. Para alívio pode-se, ainda, movimentar-se na Bola de Bobath, receber massagens das doulas ou do marido. Se estar bem na gestação é bom, quiçá no parto”, acrescentou.
Posição no parto
Alertou sobre a analgesia “é um direito seu, mas é bom deixar claro que, a partir da anestesia, perde-se parte da autonomia no parto. No entanto, é errônea a idéia de que a analgesia atrasa o parto. Hoje, os anestesistas estão muito bem preparados. Algumas mulheres relatam dor de cabeça, mas é após a raqui. Você pode apontar a posição que deseja parir, para isto oferecemos a opção de um banquinho que permite que você dote a posição de cócoras sem se firmar na perna. Quando você adota posição mais ereta, a pélvis também fica em pé. Você encomiza 30% da sua energia. Isto é bem econômico. Você deve escolher a posição que considerar mais confortável”.
Não é preciso
Não é preciso cortar os pelos (tricotomia), episiotomia (corte na vagina), restrição hídrica e ligar soro para fazer cateter, não tem necessidade. O corte no cordão, eu sempre prezo; o pai pode cortá-lo. Garantimos o contato o pele a pele após o nascimento. Por que o acolhimento é importante? É a segurança, o alinhamento". Respondeu a algumas perguntas:
- Quando é a hora de ganhar o nenê?
R: Não se preocupe, você saberá.
- Qual a nossa proposta de segurança?
R: Tudo dentro da medicina baseada em evidências científicas. Liberdade não é libertinagem. Fui procurada por uma mulher que queria parir em uma árvore. Não há evidências científicas a respeito. Liberdade é ganhar como você deseja e ter uma companhia. Para isto, tem boas evidências.
Nosso papel
Qual o dia mais feliz do ano? O dia do seu aniversário. Tornar este dia agradável para a chegada do bebê é nossa função. Estar ao lado, somos facilitadores do processo. O foto é a orientação. Sem informação, na dúvida, há apenas o obscuro”. Dr. Sandro falou sobre os processos da dilatação, a descida da placenta. “Valorizamos a placenta, quer levar para casa? Fotografá-la? Respeitamos sua opção. Onde vou ganhar o menino? Qual a ambiência desejada? Temos no privado, duas suítes de parto idênticas – no Hospital Dia da Unimed e na Maternidade Santa Fé”, informou.
“Parto é um processo biológico. O médico deve intervir quando está se desviando da naturalidade, do padrão. Fora isto, a ação médica não é necessária. Pai, mãe e filho tranquilos. É este o parto que quero para vocês, para meus filhos e meus netos. Abaixo, modelo de Plano de Parto utilizado pelos obstetras do Núcleo Bem Nascer.