10/10/2017
Autor:
Baby Center
Cada gestante tem uma experiência de parto diferente, mas algumas mudanças podem acontecer nas semanas ou dias precedentes ao parto.• O colo do útero ficará cada vez mais fino, macio e dilatado -- até 10 centímetros na medida que a hora P se aproxima. Isso é determinado pelo exame de toque feito pelo obstetra ou pela enfermeira. Mas pode haver dilatação sem que o trabalho de parto comece de verdade.
• As contrações acontecem em intervalos regulares e cada vez mais curtos, ficando mais intensas conforme o tempo passa. Muitas vezes, com a aproximação do trabalho de parto, as contrações podem ocorrer a cada 10 ou 20 minutos.
• Você pode ter dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual.
• Você pode notar uma secreção de muco amarronzada ou com traços de sangue, o chamado "sinal". Se seu tampão de muco, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode ser iminente -- ou pode demorar mais uns bons dias. De qualquer jeito, é uma indicação de que as coisas estão caminhando.
• Sua bolsa rompe. Mas você só estará em trabalho de parto se as contrações também estiverem presentes. Caso você não tenha contrações mesmo depois do rompimento da bolsa, você provavelmente terá que passar por uma indução ou uma cesariana depois de algumas horas. Isso porque o bebê corre mais riscos de contrair uma infecção sem a proteção do saco amniótico contra germes.
- Baby Center