As Doulas deram inicio ao evento propondo uma conversa interativa que levantou a importância do período de gestação, este que é cercado por questões psicológicas e experiências únicas, e ainda ressaltaram as possibilidades e trocas de informações geradas a partir do convívio no Núcleo Bem Nascer. Outra dica interessante deixada com as gestantes foi à orientação para que a mulher abstraia informações fora do convencional e deem atenção ao "Cérebro Reptiliano", que controla o lado mais animal e instintivo do ser humano. Uma espécie de cérebro interno que capta além da informação racional.
O Trabalho das Doulas foi evidenciado com atuação direta em dois sentidos: Saúde (mulher e do bebê) e Bem Estar, que por sua vez pode ser amplo e visto de vários aspectos que vão além do parto na banheira ou do trabalho sem procedimento anestésico, é um caminho de consciência e de fazer o bem.
Como parte inclusiva do evento a psicóloga Renata Duailibi esteve à disposição das gestantes e informou que está sendo criado um grupo de terapia para gestantes onde as futuras mamães poderão conversar e aprofundar todo este universo da gravidez com clareza e acompanhamento.
Depoimentos
No encontro Catarina (mamãe do Mateus), emocionou os participantes ao levantar a questão do amor que transforma o cotidiano da mãe e educa a postura dos pais nas relações externas á criança; “É um puxão de tapete” brinca a portuguesa que atualmente mora em Belo Horizonte.
“Uma das coisas mais marcantes da gestação é o momento exato do parto onde há uma dor incontrolável e na verdade tenho a sensação que não senti dor nenhuma” lembra.
Um fator importante levantado por Catarina foi à presença da doula Daphne que em meio a diversas qualidades trouxe confiança e a sensação de que tudo era possível.
Outro momento do curso foi à presença do casal Marina e Frederico (pais da Letícia), que contaram toda sua experiência e período em que “juntos” viveram a gravidez.
Para Marina Pessoa a gravidez foi intensa, mas todo processo veio carregado da leve sensação que as noites perdidas de sono foram leves, pois o bem estar causado pela chegada de uma criança supera toda fase de enjoos e dúvidas, e a companhia do esposo foi um fator muito decisivo e marcante.
“O Plano de Parto feito no Núcleo Bem Nascer foi diferencial para acompanhar e saberem exatamente o que eu queria, eu nem lembrei na hora que existia o procedimento anestésico”.
Nutrição
O evento recebeu a nutricionista Gláucia Hubner Gonçalves, que trouxe dicas extremamente importantes para gestantes e contribuiu para responder muitas dúvidas que ocorrem neste momento.
A apresentação teve inicio com a discussão sobre o uso dos alimentos e hábitos alimentares distorcidos, e ressaltou que nutrição funcional é um trabalho individualizado, pois varia de caso para caso.
É possível fazer uma programação fetal e se programar com alimentação antes mesmo da gravidez, e o mais legal é o bebe pensar que está em um resort “all inclusive” na barriga onde ele se sinta confortável e a mãe proporcione cada vez mais segurança e bem estar. Gláucia destacou também que todo processo por mais simples que pareça precisa ser acompanhado por um profissional que trará dicas exclusivas e dentro da gravidez que é única.
Plano de Parto
O evento encerrou com a palestra do Dr. Sandro Ribeiro que recomendou que as gestantes fizessem o Plano de Parto, pois é extremamente válido e importante um reconhecimento de todas as necessidades e desejos da mãe. Neste momento, todas as decisões devem ser tomadas pela mulher que vai dar a luz, e com este pensamento, o produto final do Núcleo Bem Nascer é a satisfação da gestante e sua família.
O evento foi encerrado com citações do autor Michel Odent, e o desejo continuo de tornar cada vez mais o nascimento um acontecimento seguro, tranquilo e respeitoso.