Algumas das primeiras dúvidas dos pais de primeira viagem são sobre os banhos do recém-nascido. Por isso, hoje o Núcleo Bem Nascer replica uma matéria de Ana Paula Pontes que tira essas dúvidas e esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto. Veja:
- Qual o melhor horário para o banho?
No período mais quente do dia, por volta do meio-dia. Uma vez definido, o horário deve ser mantido como rotina.
- Antes ou depois da mamada?
O ideal é antes da mamada. Para evitar que o bebê fique muito agitado durante o banho, por estar com fome, acorde-o um pouco antes do horário em que ele normalmente mamaria.
- O que preciso usar para o banho?
Uma banheira plástica de paredes rígidas apoiada em um suporte no formato de "X", para ficar na mesma altura do trocador (se você for usá-la no quarto), toalha macia com capuz, toalha de mão ou fralda de pano para secar a cabeça, sabonete neutro, algodão para higienizar o bebê antes de colocá-lo na água, cotonetes para secar orelhas e nariz e álcool para fazer o curativo do umbigo. Antes de começar o banho, deixe separadas e à mão a toalha, a roupinha que vai vestir no bebê e a troca de fralda.
- O que deve ser lavado primeiro: o corpo ou a cabeça?
Primeiro a cabeça, depois o rosto, em seguida o tronco, braços, abdome, região genital, pernas e pés.
- E se cair um pouco de espuma nos olhos do bebê, o que devo fazer?
Enxague imediatamente. Se os olhos ficarem irritados e apresentarem secreção, procure o pediatra.
- Onde devo dar o banho? No quarto ou no banheiro?
Em qualquer um desses ambientes, desde que não haja correntes de ar e que as janelas e portas estejam fechadas.
- Qual a temperatura ideal da água?
Aquela que mais se aproxima da do corpo do bebê, ou seja, 36 graus. É fácil fazer a verificação sem auxílio de termômetro: coloque o punho ou o cotovelo na água, que deve estar apenas morna.
- Quantos banhos são necessários por dia?
Um, apenas. Você pode até dar um segundo banho no bebê à noite, sem usar o sabonete, para ajudá-lo a relaxar. Dois banhos diários são também indicados se estiver fazendo muito calor.
- Pode molhar o umbigo?
A água não faz mal ao umbigo. Deve-se ter apenas o cuidado de secá-lo bem depois do banho, e limpá-lo com cotonete. umedecido em álcool a 70%.
- E se o bebê chorar durante o banho? O que devo fazer?
Entenda esse choro como reação a uma situação nova, desconhecida para ele, e evite se apavorar porque o bebê vai sentir o seu estresse. Para evitar as crises de choro, dê o banho por etapas. Sem tirar a roupinha, lave primeiro o rosto e seque-o. Faça o mesmo com a cabeça. Em seguida higienize a região genital e só então dispa a criança para colocá-la na banheira.
Matéria do portal da revista Crescer, por Ana Paula Pontes.