Plano de Parto – Um roteiro de viagem

16/09/2015
Dr. Sandro Ribeiro e Anna Carolina Picancio; Parto Humanizado; Parto Verticalizado; Plano de Parto

Na última edição do “Curso de Preparação para o Parto Humanizado”, promoção do Núcleo Bem Nascer, realizado no dia 9 de setembro, na Associação Médica de MG, Dr. Sandro Ribeiro iniciou sua palestra sobre “Os três últimos meses – Plano de parto e preparo para o parto” comemorando os seis anos do Núcleo Bem Nascer: “Nossa proposta é única: respeitar o parto, ter tranquilidade,... permitir que o fisiológico aconteça e só intervir, quando a linha se distancia da normalidade. O parto respeitoso e seguro é o nosso selo”.

Explicou para um auditório lotado por 60 casais, que “o Plano de Parto é um roteiro de viagem, onde se conhece as opções possíveis”. E perguntou: “qual o dia mais importante da  nossa vida? O nascimento! Então, por que não planejar o nascimento do nosso filho?”

Informou que o Núcleo Bem Nascer atende em todas as maternidades da cidade (inclusive as que possuem quartos PPP -- onde a parturiente fica no mesmo local durante o pré-parto, o parto e o pós-parto imediato): “Você pode levar seu travesseiro, seu edredom, ... Vamos transformar o ambiente o mais acolhedor possível”. Recomendou a deambulação -- “caminhar é favorável ao desenvolvimento do trabalho de parto, reduz o uso da ocitocina sintética, ajuda no controle da dor e previne distócias (disfunções no parto)”.

Segundo o obstetra, há evidências científicas que comprovam, que a doula é categoria A no alívio à dor do parto. Elas dão conforto e acolhimento à mulher no trabalho de parto.  “Podem ser usados, ainda, a eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS), a musicoterapia, as massagens, as compressas mornas e frias e os banhos de imersão (na banheira) e de aspersão (no chuveiro)”.

Ambiência

Dr. Sandro cita a importância da ambiência favorável: a penumbra -- “a ocitocina é um hormônio tímido, a luz interfere em sua ação. Quando mais escurinho  e silencioso, mais efetiva. Quanto menos intervir,  melhor. A intervenção só é benéfica quando realmente necessária”. E ele pontua: “quem indica analgesia, não é o médico, mas a parturiente”. Citou o obstetra francês Michel Odent: “quando necessitamos de satisfazer uma mulher em trabalho de parto, temos que eliminar tudo o que é especificamente humano (rituais, preconceitos), reduzir ao máximo os estímulos do neocórtex (linguaguem, luz, sons). Todos os mamíferos têm que sentir seguros na hora de parir. Em situações de stress, postergam o nascimento”.

Identificou as práticas consideradas prejudiciais no primeiro período do trabalho de parto: “a restrição à ingestão de líquidos, o enema (lavagem intestinal), a tricotomia (raspagem de pelos) e a infusão intravenosa (o soro)”. O segundo período é a fase em que o bebê está descendo na pelve: “No Plano de parto é o momento de compartilhar filosofias, definir se você quer apagar a luz, se quer ou não quer segurar o bebê, quem vai cortar o cordão umbilical, entre outras questões”.

O terceiro período é o nascimento da placenta. Você explicita no ‘Plano de parto’ o que vai fazer com a placenta: “quer levar para casa, quer plantar, tudo fica a seu  critério."

"Assim que nasce, ocorre a interação mãe/filho, o bebê junto da mãe favorece a amamentação que, por sua vez, libera ocitocina para a liberação da placenta”, conclui o obstetra.

Sandro Ribeiro fechou com outra fala de Michel Odent: “Sempre que nasce uma criança, é o sinal de que Deus acredita na humanidade”.

Na foto: a fisioterapeuta Sabrina Baracho, Anna Carolina e Dr. Sandro Ribeiro - autoria: Isabel Cristina dos Santos

Veja o modelo de Plano de Parto usado pela equipe do Núcleo Bem Nascer

http://www.nucleobemnascer.com/categoria/plano-de-parto

 

Outras Notícias