Plano de Parto

28/09/2014

Dr. Sandro Ribeiro apresentou para as gestantes,   no último dia 24 de setembro, à noite, na Associação Médica de Minas Gerais o Plano de Parto, recomendado em consultório pelos quatro integrantes do Núcleo Bem Nascer. “O Plano de Parto nada mais é que um roteiro de viagem. Vocês estão em posição de escolher. Atualmente, com a incorporação do parto dentro do hospital, o parto virou um pacote.  A mulher perdeu a autonomia. Nossa proposta é reivindicar o processo como fisiológico. Vocês têm opção de tornar a experiência prazerosa.

“A informação é a chave do negócio.  Tive um professor na faculdade que dizia a primeira coisa a fazer diante do cliente é informar. Hoje temos mais acesso a informação,  no consultório, em palestras, rodas de conversa. O Plano de Parto e elaborado para dar informação e saber as possibilidades.  De início, deve apontar caso tenha diabetes, cesárea prévia, hipertensão.  Apresento as formas de alívio à dor, as não farmacológicas e as farmacológicas.

Métodos de alívio  à dor

Dentre os métodos não farmacológicos de alívio á dor, Dr. Sandro Ribeiro apontou a acupuntura, a hipnose (usada em São Paulo) e a ação das doulas para focar a atenção, “ uma espécie de hipnose”.  E também: a eletro-estimulação nervosa e subcutânea ,  a musicoterapia; compressas mornas nas costas diminuem  estresse do processo. A ‘aquadural’, uma analogia com a peridural, enfatiza – segundo ele -  os efeitos de diminuição da dor quando a mulher está na água durante o trabalho de parto.  “Quando você toma banho, não se sente renovada? A água tem este efeito, tanto a imersão (na banheira) como a aspersão (no chuveiro) tem resultados semelhantes”. Para alívio pode-se, ainda,  movimentar-se  na Bola de Bobath, receber massagens das doulas ou do marido. Se estar bem na gestação é bom, quiçá no parto”, acrescentou.

Posição no parto

Alertou sobre a analgesia “é um direito seu, mas é bom deixar claro que, a partir da anestesia, perde-se parte da autonomia no parto. No entanto, é errônea a idéia de que a analgesia atrasa o parto. Hoje, os anestesistas estão muito bem preparados.  Algumas mulheres relatam dor de cabeça, mas é após a raqui. Você pode apontar a posição que deseja parir, para isto oferecemos a opção de um banquinho que permite que você dote a posição de cócoras sem se firmar na perna. Quando você adota posição mais ereta, a pélvis também fica em pé. Você encomiza 30% da sua energia. Isto é bem econômico. Você deve escolher a posição que considerar mais confortável”.

Não é preciso

Não é preciso cortar os pelos (tricotomia), episiotomia (corte na vagina),  restrição hídrica e ligar soro para fazer cateter, não tem necessidade.   O corte no cordão, eu sempre prezo; o pai pode cortá-lo. Garantimos o contato o pele a pele após o nascimento. Por que o acolhimento é importante? É a segurança, o alinhamento". Respondeu a algumas perguntas:

- Quando é a  hora de ganhar o nenê?

R:  Não se preocupe, você saberá.

- Qual a nossa proposta de segurança?

R: Tudo dentro da medicina baseada em evidências científicas. Liberdade não é libertinagem. Fui procurada por uma mulher que queria parir em uma árvore. Não há evidências científicas a respeito. Liberdade é ganhar como você deseja  e ter uma companhia. Para isto, tem boas evidências.

Nosso papel

Qual o dia mais feliz do ano? O dia do seu aniversário. Tornar este dia agradável para a chegada do bebê é nossa função. Estar ao lado,  somos facilitadores do processo. O foto é a orientação. Sem informação, na dúvida, há apenas o obscuro”.  Dr. Sandro falou sobre os processos da dilatação, a descida da placenta. “Valorizamos a placenta, quer levar para casa? Fotografá-la? Respeitamos sua opção.  Onde vou ganhar o menino? Qual a ambiência desejada?  Temos no privado, duas suítes de parto idênticas – no Hospital Dia da Unimed e na Maternidade Santa Fé”, informou.

“Parto é um processo biológico. O médico deve intervir quando está se desviando da naturalidade, do padrão. Fora isto, a ação médica não é necessária. Pai, mãe e filho tranquilos.  É este o parto que quero para vocês, para meus filhos e meus netos. Abaixo, modelo de Plano de Parto utilizado pelos obstetras do Núcleo Bem Nascer.

 

Clique aqui e faça o download do Plano de Parto

Outras Notícias