Com a palavra: as gestantes!

11/09/2015
Sessenta casais participaram do Curso de Preparação para o Parto Humanizado

Foi feito  um bate-rebate com algumas das clientes do Núcleo Bem Nascer que assistiram à última edição do ‘Curso de Preparação para o Parto Humanizado’, realizado dia 9 de setembro, na Associação Médica de MG. Elas participaram de uma roda de conversa coordenada pelas doulas, ouviram o depoimento de parto de Anna Carolina e assistiram a duas palestras: ‘Plano de Parto’, com Dr. Sandro Ribeiro e ‘Fisioterapia na Gestação’, com a fisioterapeuta Sabrina Baracho.

Daniela Secches (pai:Daniel)

Daniela Secches está de sete meses, grávida do Antônio. Está sendo assistida por Dr. Marco Aurélio Valadares e chegou até ele por indicação. Ainda não tem doula. Pretende ter seu filho na Maternidade Santa Fé. Foi a sua primeira palestra. Pretende assistir as outras edições do Curso

P: O que é para você o parto humanizado? R:  Um parto respeitoso e seguro.

P:  Quais as suas impressões sobre as palestras? R:  Excelentes!  Foram muito produtivas.

P: O que mais a marcou?

R: A atenção dos palestrantes e o cuidado com a preparação do evento.

P: Aprendeu algo novo? R: Sim, bastante.

P: O que sonha para seu parto? R: Um parto que respeite às necessidades de meu corpo e de meu bebê, que seja coerente com o amor pelo qual ele virá a esse mundo.

Natane Pereira Silveira (Pai: Thiago)

Natane está de 7 meses de gestação, grávida do Felipe, seu primeiro filho. Está sendo assistida por Dr. Sandro Ribeiro e chegou até ele por indicação de uma amiga. Ainda não tem doula. Também pretende ter seu filho na Maternidade Santa Fé.

P:  O que é para você o parto humanizado? R: Entendo que o parto pode se tornar humanizado. Este humanizar é possível através do respeito pela mulher e suas decisões. É importante estar acompanhada por uma equipe séria e aberta para a experiência, além da mulher estar informada e consciente de suas escolhas e sobre quais as consequências de cada uma delas para o bebê.  

P:  Foi a sua primeira palestra? R:  Foi a primeira palestra do Núcleo Bem Nascer, mas já participei de outras palestras e também das rodas de conversas promovidas pela ONG Bem Nascer no Parque das Mangabeiras.

P:  Quais as suas impressões? R: Toda a equipe me passou bastante seriedade e segurança.

P:  Foi produtiva? R: Sim, apesar do tempo curto, a condução da palestra, sempre com abertura para perguntas, tornou o tempo produtivo.

P:  O que mais a marcou? R:  O relato de parto da Anna Carolina me marcou bastante pela "paciência" de esperar o processo natural do parto, que começou quase 2 semanas antes do nascimento com o descolamento da bolsa, depois da dilatação sem contração.... enfim, sempre imaginei que este processo deveria ser rápido e passando de 24h já teria complicações para a mãe e bebê, e o relato me fez tomar consciência que ele pode ser lento e que está tudo bem.

P:  Aprendeu algo novo? R: Sim, aprendi sobre a importância de elaborar um plano de parto e também dos benefícios da fisioterapia para a gestação e para a recuperação do assoalho pélvico no pós-parto.  

P: O que sonha para seu parto? R: Como é uma experiência que nunca passei pela vida, estou com o coração aberto! Espero que seja um processo bem natural, mas acima de tudo respeitoso e seguro para mim e meu filho. 

P:  Pretende assistir as outras edições do Curso? R: Com certeza, acredito que a informação é o melhor caminho para escolhas conscientes.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifAna Paula Viana (pai: Daniel)

Ana Paula está de 15 semanas,  ainda não sabe o sexo. Se for mulher será Lara, se for homem será Théo. Está sendo assistida por Dr. Renato Janone e chegou até ele por indicação de uma amiga. Ainda não tem doula. Ainda vai escolher o local de parto, entre a Maternidade Santa Fé e o Hospital Dia da Unimed. Esta foi sua segunda palestra. Também pretende assistir as outras edições do Curso. 

 P:  O que é para você o parto humanizado? R: É um parto realizado conforme o que a mulher quer e busca. Respeitando suas opções. Um parto fisiológico.

P:  Quais as suas impressões? Adorei os 2 cursos que participei. Muito importante para obter informações e trocar experiências. Foi muito produtiva.

P:  O que mais a marcou? R: Os depoimentos

P: Aprendeu algo novo? R: Sim!

P:  O que sonha para seu parto? R: Que seja o mais natural possível!

Cristina Esteves (pai: Luiz Fernando)

Cristina está de quatro meses e meio, esperando o Bento. Está sendo assistida por Dr. Renato Janone, que assistiu o parto da sua irmã há  cinco meses. Não tem doula. Pretende ter seu filho na Maternidade da Unimed. - Foi a sua segunda palestra. Pretende assistir as outras edições do Curso.

 P:  O que é para você o parto humanizado? R:  Um parto que considera a vontade da gestante e do pai nas tomadas de decisão.

P:Quais as suas impressões? R: Achei tanto as palestras quanto o testemunho muito bons. - Foi produtiva.

P: O que mais a marcou? R: São várias as informações úteis que as palestras e os depoimentos transmitem e se complementam.

P:  Aprendeu algo novo? R: Sim, sempre aprendo. As palestras e testemunhos são muito ricos.

P: O que sonha para seu parto? R:  Na medida do possível um parto rápido e seguro.

(Fotos: Isabel Cristina dos Santos)

Outras Notícias